O que eu preciso para adquirir um tanque de abastecimento?

Se você já pensou na possibilidade de armazenar combustível para reduzir seus custos na hora de abastecer a sua frota, já deve ter se perguntado o que precisa para adquirir um Tanque de Abastecimento? Se sim, então saiba quais são os processos e cuidados necessários para essa aquisição. As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao Meio Ambiente, por isso exige muita responsabilidade e cautela na hora do manuseio e estocagem do produto, pois qualquer vazamento pode causar danos irreversíveis ao Meio Ambiente.

E para evitar esses danos, foram criadas diversas leis e normas, que devem ser seguidas rigorosamente, desde a fabricação até a instalação dos equipamentos que irá armazenar esse combustível, garantindo assim a segurança de todos.

A principal Norma a cumprir, é a NBR 15.461, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas, que diz fixam as condições de armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis em tanques estacionários. Mas, se a instalação for aérea e possuir capacidade de armazenamento igual ou inferior a 15m³, não é necessário o licenciamento ambiental, conforme prevê a Resolução CONAMA 273/00. Ou seja, o licenciamento ambiental é obrigatório para qualquer instalação subterrânea e para instalações aéreas com capacidade total superior a 15m³.

A NBR 15461 garante a qualidade, verifica a espessura das chapas, o tipo correto de solda, ensaios de produção e qualificação, tamanho da bacia de contenção que deve comportar 110% da capacidade do tanque de combustível caso haja algum acidente ou vazamento, obedecendo todas as normas para fabricação de tanques de combustível.

No entanto, é necessário ao adquirir um Kit de Abastecimento ou tanque para abastecimento, algumas exigências de documentações que são de obrigação de quem vai fornecer este tipo de  produto.

As regras para se ter um tanque aéreo ou Kit de Abastecimento que se enquadre no SAAC (sistema de armazenamento aéreo de combustíveis) está ligada diretamente à quantidade de combustível que será armazenada na unidade que irá operar com o combustível para abastecimento próprio.

A princípio, já deve-se saber que para todos, é necessário que se tenha licença ambiental do estado, alvará de licença do corpo de bombeiros, bem como outras licenças que possam ser solicitadas dependendo do grau de risco como tipo de operação, capacidade de tanque(s) na unidade ou outras situações que podem se enquadrar para o uso do combustível, onde cada estado possui uma normativa para uso e manuseio do produto.  O Grupo CMT fornece toda a documentação necessária e exigida para aquisição do Tanque de abastecimento aéreo ou Kit de Abastecimento e convida você para conhecer a nossa linha de produtos. Clique aqui.

Facebook
LinkedIn
Instagram
Open chat
Powered by